segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Embalagem Ideal para seu Armazenamento

Vamos conversar um pouco sobre a embalagem ideal para armazenar alimentos secos, como grãos, massas, pós e etc.

Existem várias opções de recipientes onde os alimentos podem ser armazenados, como por exemplo, as garrafas PET, outros recipientes plásticos, latas, vidros e....., o meu favorito, envelopes de alumínio.

Depois de pesquisar bastante, e considerando todos os fatores que coloquei no post anterior ("Como proteger seu armazenamento"), cheguei à conclusão que a melhor embalagem para os alimentos secos é, de fato, o envelope de alumínio. Aliás, se você olhar atentamente na próxima ida ao supermercado, vai observar que muitos alimentos, tanto secos como molhados, estão sendo colocados em embalagens aluminizadas (pouches), alguns inclusive, já vem a vácuo, como é o caso do café. E por que isso? Bem, porque a indústria alimentícia já descobriu que existem muitas vantagens, principalmente econômicas, para usar essa embalagem. Mas vamos falar sobre as vantagens do envelope de alumínio em nosso armazenamento:

1 - Oferecem as principais barreiras para prolongar a vida útil (shelf-life) do produto: no meu último post falei sobre essas barreiras importantes - luz, umidade, insetos e oxigênio.

2 - Não enferrujam: em climas úmidos, como é o caso do Brasil, as latas de baixa qualidade apresentam esse problema muito rapidamente. Quando a lata é de alta qualidade, esse problema não existe. Como não temos controle da qualidade da lata que compramos no supermercado, eu pessoalmente tenho muito medo de servir alimento para minha família quando a lata está enferrujada. Normalmente acabo jogando fora, com muita dor no coração por esse desperdício, mas com comida, prefiro nunca arriscar.

3 - Ocupam menos espaço: acho que um dos grandes desafios (ou desculpas) para não se fazer um armazenamento de longo prazo é porque normalmente não sabemos onde colocá-lo. Os envelopes de alumínio podem ser empilhados e podem ser "encaixados" nos lugares mais exóticos da sua casa, como por exemplo, dentro do box da cama de sua filha (como é o meu caso). Já não dá pra fazer isso com latas, vidros ou garrafas PET.

3 - Podem ser reaproveitados: depois de esvaziados, eles podem ser lavados e devem ser guardados muito secos. Como todo material reaproveitável, a natureza agradece.

4- Armazenam mais alimentos do que as latas e as garrafas PET: isso é uma grande vantagem na hora de considerar o espaço que você tem disponível para guardar seu alimento. As garrafas PET, além de não protegerem o alimento da luz, o que causa perda nas propriedades nutricionais do alimento, ocupam muito espaço no armário e você vai precisar de mais garrafas, vidros, ou seja lá o que for, para armazenar a mesma quantidade de alimento que um envelope de alumínio é capaz de guardar.

5- São mais baratas: por incrível que pareça, os envelopes de alumínio são mais baratos do que qualquer outro recipiente. Talvez ele concorra um pouco com as garrafas PET, se você conseguir juntar as garrafas sem ter que comprar e tomar o refrigerante primeiro (o que não recomendo, se estiver tentando emagrecer).

Confesso que quebrei muito minha cabeça até chegar à conclusão que deveria usar os envelopes de alumínio em meu armazenamento, mas agora me sinto completamente segura com essa embalagem e recomendo tranquilamente. Se você ainda tiver alguma dúvida, pode me mandar uma mensagem, que terei imenso prazer em responder.

Um comentário:

  1. Boa noite! Primeiro, uma curiosidade: Você é uma SUD?
    Segundo, o feijão armazenado em sacos de alumínio fica duro e difícil de cozinhar?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir