quinta-feira, 8 de março de 2012

AS MARAVILHAS DO TRIGO INTEGRAL

Há muito tempo se sabe que os grãos integrais carregam muitos nutrientes, que muitas vezes são jogados no lixo quando passam por processos de refinamento.
O trigo integral tem três partes em sua constituição: o gérmem, o endoderma e a casca. Para fazer a farinha branca e seus derivados, como os pães brancos, são retirados o endoderma e a casca. Sem essas partes os alimentos ficam com a textura mais tenra e macia. Por outro lado perdemos uma rica fonte de vitamina B, fibras, proteínas e diversos minerais, entre eles o ferro.

Outro ponto interessante do trigo integral e os alimentos preparados com esse grão é que eles oferecem um carboidrato mais complexo. Isso significa que os açúcares oferecidos no grão integral têm cadeias longas e por isso demoram mais para serem absorvidos pelo corpo. Isso é muito bom, pois evita altos picos de açúcar no sangue (hiperglicemia), o que é extremamente importante para a dieta de pessoas com diabetes, ou as que querem evitar essa doença.

O grão integral também é rico em fibras. As fibras são umas das poucas ferramentas naturais que ajudam a controlar o colesterol, doença que vem atormentando até mesmo o que são magros. Além disso, ajudam a controlar o metabolismo intestinal se acompanhadas de água durante o dia, pois elas absorvem esta água estimulando o intestino. Outra propriedade interessante da fibra, é que ela ajuda a causar saciedade, ou seja, a pessoa que come a fibra acaba comendo menos por sentir-se satisfeito antes do que se comesse um alimento sem fibra, e isso é muito bom para um controle de peso.

Mas pra quem realmente se preocupa com o peso e a aparência, ai vai uma ótima noticia! Um estudo feito por holandeses e publicado no “The American Journal of Clinical Nutritionrevelou que o consumo de cereais integrais é capaz de impedir o acúmulo de gordura na barriga e afastar a obesidade. Interessante que, além de melhorar a estética, a diminuição de gordura nessa região também abaixa drasticamente as chances de ter problemas no coração, problema que flagela pessoas cada vez mais novas.

Concluímos então que o grão de trigo integral é bem mais valioso, nutricionalmente falando, do que os grãos e farinhas processados.  Usando o pão como exemplo, uma fatia de pão branco e uma fatia de pão integral tem a mesma quantidade de calorias e uma disparidade gigantesca em relação aos nutrientes.

Vale a pena experimentar o trigo integral!!!! Mas como inserir esse grão tão maravilhoso na nossa dieta?? Hoje vou testar em casa uma receita de almôndegas com trigo e depois conto como foi!!!!
Alguém ai tem alguma receita legal????

Nenhum comentário:

Postar um comentário