segunda-feira, 19 de março de 2012

Liofilização - Nossa! O que é isso????

Por muitos anos precisei aprender a dividir meu tempo entre os papéis de esposa, mãe, dona de casa e secretária executiva. Confesso que não foi tarefa fácil, especialmente quando minhas quatro filhas eram pequenas. Aprendi que precisava estabelecer muito bem minhas prioridades e ser prática e objetiva em tudo, para otimizar o pouco tempo que tinha para cada tarefa que pedia minha atenção. 

Em várias ocasiões aprendi a fazer geléias, compotas, chutney, e outras coisas deliciosas. Mas quando colocava no papel o tempo que isso ia demandar - simplesmente desistia. Ficava pensando como armazenar frutas e legumes de forma prática, segura e rápida. 

Não faz muito tempo, aprendi a respeito de uma técnica de conservação de frutas, legumes, carnes, queijos entre outras coisas conhecida como "freeze dryed" ou "LIOFILIZAÇÃO". Não é algo que conseguimos fazer em casa, porque precisa de máquinas especializadas e é um processo industrial, mas tenho certeza que muitas de vocês já comeram um alimento liofilizado sem saber disso, como por exemplo, as sopas pré-preparadas que compramos nos supermercados. As frutas liofilizadas são uma delícia!! Elas ficam na forma de chips (como as batatas chips) - dá para comê-las secas ou reidratá-las para usar em receitas que pedem frutas (bolos, tortas, pudins, etc), e para quem quer emagrecer, são perfeitas para matar aquela vontade de doce depois do almoço. Os legumes também podem ser usados nas receitas de sopas, tortas, etc. Enfim, um produto apaixonante e perfeito para um armazenamento doméstico.

Para quem tem curiosidade sobre o processo de liofilização, aqui vai um resumo da explicação técnica que se encontra na Wikipedia:

liofilização trabalha congelando o alimento (frutas, ovos, carnes, etc.), que depois é encaminhado para a camara de vácuo, com um aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se deste modo a pressão circunvizinha, o que permite à água congelada no material passar diretamente da fase sólida para a gasosa (sublimação), sem entretanto destruir-lhe as propriedades nutritivas pois mantém intacta as paredes celulares, que seriam destruídas na evaporação. O índice de água extremamente reduzido inibe a ação dos microorganismos e das enzimas que normalmente estragam ou degradam o alimento.

Se um alimento desidratado por este processo for selado para impedir a reabsorção da umidade, pode ser armazenado na temperatura ambiente sem refrigeração, e estará protegido da degradação por muitos anos. A liofilização tende a danificar menos o tecido que está sendo desidratado do que outros métodos de desidratação, que envolvem temperaturas mais altas. A liofilização mantém os sabores/cheiros dos alimentos que permanecem, virtualmente inalterados. Esse alimento pode ser reidratado posteriormente, fornecendo os mesmos nutrientes do produto in-natura.

O processo é usado para produzir, por exemplo, a comida dos astronautas. É também popular e conveniente para mochileiros porque o peso reduzido permite que carreguem mais alimento e reconstituí-lo com água disponível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário