sexta-feira, 20 de abril de 2012

Por que ter o trigo em grão no meu armazenamento?

Pra quem não sabe muito sobre o trigo em grão, ou para os apaixonado por esse grão sensacional, como eu, ai vão perguntas e respostas interessantes!!!!
.
O que é o trigo integral?
Trigo integral é o grão que não passou por refinamento, apenas sendo retirada a casca mais exterior que não é comestível. Se passar esse grão num moinho manual ou elétrico, ele vira farinha integral!

Quantos tipos de trigo existem?

Basicamente dois: o branco e o vermelho. O trigo vermelho é de cor mais escura e tem um sabor mais acentuado. Já o trigo branco, mais claro, tem o sabor mais leve e deixa uma textura melhor nas preparações (e é o meu favorito!). Nutricionalmente falando eles são bem parecidos.

Por que ter o trigo em grão no meu armazenamento?
Já comentei em outro post alguns aspectos nutricionais do trigo e já sabemos que ele é mais nutritivo que a farinha branca processada que compramos no mercado. E pra quem não sabia o que fazer com o trigo, várias ideias deliciosas foram ensinadas aqui no blog! Pra quem ainda não está convencido ai vão mais algumas dicas:
  • O trigo em grão tem vitaminas do complexo B, que ajudam a manter os níveis de estresse mais controlados. Alguém ai não sofre estresse diariamente??(hehehehe) 
  • Ajuda a perder e mantêr o peso, porque tem TANTA fibra que impede a absorção de parte das calorias do alimento que você comeu. Dá uma sensação de saciedade bem maior. A fibra também absorve água no intestino, e isso faz com que não fique constipado, problema que vem se agravando cada vez mais com a péssima alimentação que vem se instalando nas nossas vidas com os alimentos mega processados. 


Onde devo guardar minha farinha de trigo integral?
Trigo moído perde o seu valor nutricional muito rapidamente além de correr o risco de ficar ranço por colocar seus óleos essenciais em contato com o oxigênio do ar durante o processo de moedura. Depois de moer trigo, feche-o bem e conserve na geladeira ou freezer. Nunca guarde a farinha de trigo integral próximo a alimentos com odores fortes pois a farinha absorve odores. (Ninguém quer um biscoito com sabor de cebola!)

Quanto trigo devo ter no meu armazenamento doméstico de longo prazo?
Para uma pessoa, por um ano deve-se calcular mais ou menos 140 kg de fontes de carboidratos (quase 12 kg por mês). Essas fontes podem se dividir entre trigo, arroz, massas, aveia, batatas em flocos, milho e outros de acordo com a necessidade da sua família e preferências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário