quinta-feira, 31 de maio de 2012

Algumas Dúvidas sobre Armazenamento de Feijão


Não sei quanto a vocês, mas eu adoro comer arroz com feijão, principalmente quando é "feitinho da hora", como diria minha sogra.

Se não tiver mais nada para acompanhar, já me dou por satisfeita. Adoro jogar um azeite no caldinho e espremer um pouco de limão. Huummm, delícia!

Parece piada, mas levei muitos anos para aprender a fazer um feijão igual ao da minha sogra. Eu nunca acertava o ponto, então ele ficava duro e o caldo, ralo. Acho que o medo de panela de pressão me obrigava a desligar a panela antes do tempo. 

Já ouvi muitas pessoas reclamarem do feijão armazenado por longo tempo. Ele fica mais duro e leva mais tempo para cozinhar. É verdade. Ontem uma amiga comentou que tem muito feijão armazenado, mas já ouviu tantos comentários ruins que está considerando jogar fora o que tem em seu estoque. Ela disse também que sentiu azia depois de comer o feijão de seu armazenamento. Fiquei pensando nesse assunto e resolvi fazer umas pesquisas.

Para resolver o primeiro problema: a dureza do grão, deixe o feijão de molho da noite para o dia seguinte (por 12 horas). Não fique com medo da panela de pressão e deixe mais tempo cozinhando. 

Para o segundo problema: a azia. Não sei se ela tem relação com o feijão do armazenamento, mas o feijão possui oligossacarídeos que causam os gases, que incham nossa barriga. Para resolver esse problema, a água onde o feijão ficou de molho deve ser jogada fora e substituída na hora do cozimento. Aprendi também que a salsinha é excelente para diminuir esse efeito indesejável de inchaço ou azia. É só incluir salsinha na refeição, seja na salada, na carne, no molho da feijoada, ou até mesmo direto no feijão.

Mas para que todas fiquemos tranquilas sobre armazenar o feijão, consultei os "universitários". Dei uma olhadinha no site da Universidade Brigham Young e encontrei um estudo sobre armazenamento de longo prazo do feijão carioca. Para quem fala inglês e quiser ver o estudo completo, o link é este: http://contentdm.lib.byu.edu/cdm/singleitem/collection/IR/id/92/rec/31

Vou resumir: Eles estudaram 15 amostras de feijão, armazenados de 1 a 32 anos, embalados em latas #10, com absorventes de oxigênio, armazenadas em residências em temperatura ambiente (entre 13 e  27 graus)

Resultado: "Houve uma perda em alguns aspectos da qualidade do feijão ao longo do tempo. Entretanto, mesmo depois de 30 anos de armazenamento, todas as amostras foram consideradas aceitáveis para uso em uma situação de emergência. A digestibilidade da proteína permaneceu estável. O feijão carioca pode ser uma parte importante do plano de armazenamento de longo prazo devido a sua estabilidade sensorial, quando corretamente embalado e armazenado".

Esse "corretamente embalado", significa livre de oxigênio, umidade, luz e calor. Não deve ficar em contato com o chão nem com a parede (veja: http://folianacozinha.blogspot.com.br/2012/02/embalagem-ideal-para-seu-armazenamento_27.html e http://folianacozinha.blogspot.com.br/2012/02/protegendo-seu-armazenamento-domestico_2635.html)

Por favor, amiga, não jogue fora seu feijão e não pense que tem algo errado com ele! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário