segunda-feira, 14 de maio de 2012

De Onde Veio o Ovo em Pó? E Como é Feito?

Um Pouco de História

O ovo em pó foi uma invenção do químico norte-americano William A. Mitchell, falecido em 2004. Os ovos em pó foram desenvolvidos no período da segunda guerra mundial, compreendido entre os anos de 1939 e 1945. Foram principalmente utilizados durante o racionamento civil pelos soldados do Reino Unido e dos Estados Unidos.Foi necessário a criação desta alternativa pois haviam problemas logísticos na época que impossibilitavam o transporte de ovos, já que esses ocupavam muito espaço. Sendo assim, tornava-se mais barato o transporte de ovos em pó em navios, sendo que era possível enviar uma quantidade muito superior de quando os ovos eram in natura. A estocagem não necessitava de refrigeração e a vida útil dos ovos alcançava valores, em dias, suficientes para chegarem à Europa e serem consumidos pelos soldados da época.
Os ovos em pó são utilizados atualmente devido à sua praticidade no uso como ingrediente em receitas diversas e por ser um produto muito seguro. Os maiores consumidores de ovos reconheceram que o consumo do produto in natura era inadequado como matéria-prima em indústrias alimentícias.

Como é Produzido?

Segundo a Associação Paulista de Avicultura, o objetivo da forma diferenciada de fabricação é garantir praticidade e, principalmente, higiene para quem serve e consome o produto. Para garantir o preparo de alimentos saudáveis, a fabricação é feita com ovos provenientes de granjas aprovadas, que são inspecionadas regularmente.O processo começa com os ovos sendo resfriados a 10° C para ampliar o período de conservação. Depois, os ovos são lavados com um detergente alcalino, enxaguados em água clorada e colocados na máquina de quebra automática. Nesta fase, a gema é separada da clara, sob a inspeção de duas pessoas, e filtradas para evitar eventuais resíduos de casca.Para a produção de ovo integral, as claras e gemas são levadas para tanques homogeneizadores, onde são novamente misturadas. Após esta fase, os ovos são pasteurizados, a uma temperatura de inativação das Salmonellas e logo resfriados a 4°C, provocando um choque térmico nas bactérias existentes. O ovo líquido é então levado a tanques isotérmicos de aço inox, onde é mantido até o momento de ser bombeado para o local de desidratação. Depois que é transformado em ovo líquido pasteurizado, o produto vai para a planta de desidratação, onde é novamente filtrado. Em seguida, é esquentado até 220°C onde ocorre a desidratação, e o ovo, já em pó, é empacotado. Os pacotes são armazenados sobre estrados, em um local seco e arejado.

Segundo a Associação Paulista de Avicultura, o valor nutricional do ovo em pó é equivalente ao do produto “in natura” e que sua utilização é segura, além de prática, pois com um quilo de ovo em pó, é possível preparar 80 porções de ovo de 51 gramas cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário