sexta-feira, 18 de maio de 2012

Protegendo seus Dados

Emergências podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar.

Uma parte importante da preparação é a proteção dos dados e informações de sua família. Isso inclui documentos pessoais, contratos legais, fotos, diários, comprovantes de pagamentos, apólices, ações, arquivos eletrônicos, etc. Manter tudo isso em segurança é de vital importância.

Todos esses itens podem ser perdidos em inundações, incêndios, ou outros acidentes. Podem ser roubados ou perdidos para sempre, se o seu computador quebrar.

Entretanto, com a tecnologia moderna, toda essa informação, se já não estiver, pode ser digitalizada. É muito importante que se faça um back-up de tudo isso e que ele seja transferido para novas tecnologias conforme forem surgindo.

Ao desenvolver seu plano de back-up, é importante incluir um back-up remoto. Por exemplo, um incêndio pode destruir seu computador e o back-up, se eles estiverem armazenados no mesmo edifício. Além de usar um local remoto, é também importante atualizar seu back-up. Fotos são adicionadas continuamente à sua coleção, bem como mudanças nos seus documentos e arquivos. Um back-up só é eficiente em sua última versão.

Existem basicamente quatro métodos que você pode usar para fazer seus back-ups. Recomenda-se que se use dois ou mais desses métodos:

1 - USB Flash Drive:
Prós: são pequenos e podem ser transportados facilmente. São relativamente simples de usar e retêm os dados por até 10 anos.
Contras: por serem pequenos, tem uma capacidade limitada de armazenamento e podem ser perdidos ou danificados com frequência. Normalmente ficam no mesmo local onde está o computador e precisam da ação humana para serem atualizados.

2 - CD/DVD:
Prós: São convenientes porque a maioria das pessoas sabem copiar seus dados facilmente neles e sabem como guardá-los sem danifica-los. Dependendo do fabricante, da umidade e da temperatura onde são guardados, os dados ficarão armazenados por mais de 20 anos.
Contras: Possuem espaço limitado de armazenagem e normalmente são necessários vários CDs/DVDs para completar o back-up. Podem também se corromper ou ficarem danificados com o tempo.  Normalmente ficam no mesmo local onde está o computador e precisam da ação humana para serem atualizados

3 - HD Externo:
Prós: Permitem gravar todos os dados em um só drive. Você só tem que arrastar as informações do HD interno para o externo. A diferença entre os pen-drives e os CDs/DVDs é que você pode ter todo o back-up em um só lugar.
Contras: São mais delicados que os pen-drives e os CDs/DVDs. Não são muito resistentes a batidas e precisam de mais cuidados. Tem grandes chances de se corromperem com alguns dados ou por ficarem perto de campos eletromagnéticos. Assim como os anteriores, precisam que uma pessoa disciplinada se lembre de mantê-los atualizados e seguros em um lugar remoto.

4 - Back-up Online:
É uma idéia relativamente nova que está se tornando muito popular. Você instala um software de back-up no computador, configura e os back-ups serão feitos automaticamente. O software cuida de tudo. Seus dados normalmente são enviados encriptados através da internet, de forma que outras pessoas não possam vê-los.
Prós: Com o aumento da popularidade e disponibilidade, o custo tem diminuído. É um método fácil de armazenar seus dados. Sempre que novos dados são adicionados em seu computador, os back-ups são feitos sem que o usuário precise se lembrar. Os servidores que guardam esses dados são mantidos em locais com temperatura adequada, seguros, onde seus dados dificilmente serão roubados ou corrompidos. Eles também mantêm back-ups em locais remotos.
Contras: Normalmente é cobrada uma taxa mensal ou anual. Dependendo do provedor, pode ser maior ou menor. O acesso a seus dados fica na dependência de acesso à internet. Uma conexão lenta pode afetar o acesso a seu back-up.

Não se surpreenda! Prepare-se





Nenhum comentário:

Postar um comentário