terça-feira, 16 de outubro de 2012

Por Que Preciso de um Armazenamento de 3 meses?

Um armazenamento de curto prazo, ou um estoque de três meses, consiste em armazenar alimentos que sua família come normalmente, que podem ficar na embalagem original, sem necessidade de serem embalados de modo especial para durar por muito tempo. Além do alimento, existem outros itens igualmente importantes que você deve considerar em ter no seu estoque. Veja algumas vantagens:

Um Fundo de Reserva para Emergências


Muitas pessoas, principalmente aquelas que vivem nas grandes cidades, podem ter uma falsa sensação de que nunca faltará comida disponível nos supermercados. Um estudo sobre gestão de estoques conduzido pela Unifei, demonstra que “Com a evolução das técnicas de gestão de estoques, e principalmente com a evolução da filosofia do “just in time” – a manutenção de quantidades de estoques suficientes para proporcionar a diminuição dos custos de armazenagem, espaço, pessoal e obsolescência do capital, a gestão de armazenagem de mercadorias exige uma sincronização entre a oferta e a demanda, de maneira a tornar a manutenção desnecessária.” http://www.revista-ped.unifei.edu.br/documentos/V06N02/n08_art04.pdf

Isso significa que não é economicamente interessante para os supermercados manter um nível alto de estoque em sua loja, porque custa caro. Então eles mantêm o necessário para a demanda, preferindo o reabastecimento semanal dos produtos.

Quem mora em São Paulo e já teve a oportunidade de andar pela zona cerealista, verá uma movimentação frenética de caminhões naquele local. É muito difícil achar uma vaga na rua para estacionar – elas ficam tomadas pelos caminhões descarregando sacos e sacos de alimentos. Conversando com um de meus fornecedores, que possui um armazém enorme de cebola e alho desidratado naquele local, perguntei em quanto tempo ele conseguia girar aquele estoque gigantesco. Ele me disse: “Uma semana”. Fiquei estarrecida! Ele disse mais: “É assim com todo mundo aqui, a comida não dura uma semana nos estoques”.

Vocês conseguem imaginar o que uma simples greve de caminhoneiros pode fazer ao abastecimento na cidade? E que tal as chuvas que destroem as estradas e levam embora as pontes? Nosso alimento percorre grandes distâncias até a cidade – levam dias para chegar do produtor até os centros de distribuição.

Outra vantagem é que você pode driblar a inflação ou a alta sazonal de preços de alguns produtos. Você tem maior controle sobre suas compras e seu orçamento, pois pode comprar produtos em promoção, economizando um bom dinheiro.

Portanto, um estoque de curto prazo é um grande investimento para sua família!

Nunca Vai Faltar o Necessário 


Já te aconteceu de, num domingo à noite, ficar com vontade de fazer um bolo delicioso para sua família e descobrir que não tem ovos, o açúcar acabou ou a farinha não vai ser suficiente? Nessas horas, normalmente a vizinha é nossa melhor saída. Quem já não foi bater na porta da amiga, morrendo de vergonha, com uma xícara na mão? Se você tem um armazenamento lá está o que precisa.

E não é só isso. Não é horrível descobrir que o shampoo acabou no meio do seu banho? A roupa acumulada vai ter que esperar o dia seguinte, quando você puder ir ao supermercado comprar o sabão em pó? Com certeza você pode dobrar o papel toalha e fazer dele um guardanapo, ou espremer a pasta de dente para aguentar até o próximo dia!

Dar Variedade à sua Cozinha


Se você tiver uma variedade de alimentos, certamente poderá substituir um item da receita, por outro que agrada mais sua família ou sua visita. Ou pode ser que você não tenha tempo para preparar uma refeição completa, então poderá recorrer àquelas comidinhas pré-preparadas, colocar no micro-ondas e pronto! Pode servir! E nem vai precisar gastar um dinheiro extra, pedindo uma pizza ou comendo um hambúrguer caro.

Refeições de emergência


Sabe um "daqueles dias" em que você não teve tempo de planejar o jantar e sua família chega em casa faminta, esperando por um bom prato de comida? Ou seus filhos chegam da escola e junto com eles uma "penca" de amigos para almoçar? Uma visita inesperada já apareceu na sua casa, bem na hora do lanche da tarde? Nessas horas você olha para seu armazenamento e dá graças por ter alguma coisa ali.

Conveniência:


Bateu aquela fome antes de dormir e tudo o que você quer é só uma sopa, ou você está só querendo "beliscar" uma coisa doce, mas lembra de que está fazendo regime. Se você tiver vegetais desidratados, a sopa fica pronta em segundos. Fruta desidratada é uma ótima saída. Os produtos desidratados (ou liofilizados) são excelentes para compor um armazenamento. Eles podem ser guardados por muitos anos mantendo os nutrientes e o sabor da fruta in natura.

Mas como formar um estoque de 3 meses de forma fácil e prática? Neste último mês testei uma idéia em minha casa e gostei muito, mas vou deixar essa dica para amanhã - tenho certeza que vocês vão gostar também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário